As raízes bíblicas da Cabala na porção da Torá de Vaeirah

Um rabino muito devoto uma vez realmente criticou por usar-se a palavra "espiritual" em determinadas palestras e escritos. “Espiritual”, ele sugeriu, “é um conceito estranho ao Judaísmo”. “Por que você está permitindo que os ensinamentos da Torá sej

Alguns céticos perguntam: onde na Torá - na Torá escrita - é feita referência ao espiritual, ao místico que se dá o nome Cabala?

Outros sugeriram que muitos professores hoje foram apanhados pela 'psicobabeba' e estão substituindo os pensamentos clássicos da Torá por modismos modernos, ou pelo menos acrescentando-os ao nosso vocabulário, em vez de confiar na linguagem que sempre foi usada por rabinos e estudiosos.

Isso lembra de uma pergunta interessante que foi feita uma vez no final de uma aula. Um jovem, claramente um sujeito educado na yeshiva, ficou perturbado pelo fato de estar se ensinando “Cabala”, como ele disse, para pessoas com menos de quarenta anos. “Não existe uma proibição clara de não estudar Cabala até atingir a idade de quarenta anos?” ele argumentou.

Eu respondi; perguntando se ele dizia Modeh Ani com seus filhos pequenos. [Modeh Ani é uma oração matinal recitada logo ao acordar. Nele você reconhece D'us por devolver sua alma a você depois de uma noite de sono. No original: Modeh ani lefonecho Melech chai v’kayam she’hechozarto bi neshmosi, b’chemlah rabbo emunosecho]. “É claro”, disse ele, é claro que ensino essa oração a meus filhos. ” Eu continuei: “E o que você diz ao seu filho quando ele (a) pergunta o que é“ nishmosi ”(minha alma), para onde minha alma foi durante o sono, e o que significa que minha alma agora está sendo devolvida para mim - como você explica isso para seu filho? ”

Eu esperava que ele não me dissesse que seus filhos não fazem essas perguntas. Porque as crianças fazem essas perguntas, e se não fizerem, há um problema. Qualquer pessoa que esteja pensando nessas palavras deve se perguntar o que significa alma? Para onde vai e como volta.

_"Você diz ao seu filho", perguntei, "que terá de esperar até os quarenta anos para que eu possa explicar o significado de uma alma (neshomo)? ..."

“E então o que você dirá ao seu filho quando ele disser a próxima oração," Elokei neshomo she'nosatoh bi tehoreh hi, atoh boroso, atoh yotzarto, atoh nofachto bi, v'atoh meshamoro b'kirbi "(Meu D'us, a alma que você deu dentro de mim é pura, Você o criou, Você o formou, Você o soprou em mim e o preserva dentro de mim. ”Quais são esses níveis de“ tehoreh ”,“ boroso ”,“ yotzarto, ”“ Nofachto ”? Alguém sugere que não devemos entender o significado de nossas orações até que tenhamos 40 anos ?! E“ diga-me, meu amigo, se não entendermos o que oramos por 40 anos, vamos ser capaz, ou até interessado, de compreender o seu significado quando chegarmos aos 40 ?!

Explico para ele e para a classe que a proibição de aprender Cabala (mesmo que se aplique hoje - o que requer uma discussão própria) certamente não se aplica a explicar o significado de uma alma para nossos filhos e para nós mesmos!

O fundamento básico de toda a Torá é que D'us criou o universo (o primeiro versículo em Gênesis) e deu à raça humana as leis pelas quais viver. A Torá é baseada no fato de que temos um relacionamento com D'us e somos obrigados a cultivar esse relacionamento; 'conhecer D'us', 'amar D'us' e ficar em 'temor a D'us' - são todas mitzvahs na Torá, obrigações que todo homem, mulher e criança são obrigados a cumprir (não na idade ... 40 , mas) desde o tempo do bar / bat mitzvah, e a educação dessa relação começa desde a mais tenra idade, desde o nascimento e até mais cedo.

Não, espiritualidade não é um conceito estranho ao Judaísmo; é a essência de toda a Torá: estabelecer uma relação entre o mundano e o Divino. Para construir uma ponte entre o céu e a terra - o material e o espiritual - infundindo nossas vidas físicas com a energia Divina. ‘Ruchnius’ é a palavra em hebraico para espiritualidade; toda a Torá e mitzvot foram dadas para trazer paz ao mundo - paz entre a matéria e o espírito, para alcançar o domínio do espírito sobre a matéria ('hagborot ha'tzurah al ha'chomer,' 'nafsho ikker, v'gufo tofel' - veja Tanya capítulo 32).

Existem duas dimensões neste processo, correspondendo às duas dimensões na Torá: O 'corpo' da Torá - Talmud, halacha (lei) - nos ensina a mecânica Divina sobre como viver nossas vidas, o 'o que é' e o 'quando . 'A' alma 'da Torá - o esotérico e místico - nos ensina o espírito interior de todas as mitzvahs. Como um corpo e uma alma são necessários, a fusão de ambos cria uma unidade completa.

Fomos treinados e ensinados não a ensinar a Cabala em si, mas a ensinar o básico do Judaísmo, o ABC que sempre foi conhecido pelos estudiosos e líderes da Torá: para ensinar sobre a alma e sua conexão com D'us.

Comentários